Com origem em uma fazenda no interior de São Paulo, em Dourado, o Grupo Clara investe em instalações e atividades que promovem o contato com o meio ambiente. A preservação da mata nativa está entre as prioridades. Em uma região conhecida pelo plantio de cana-de-açúcar, o Grupo plantou mais de 50 mil árvores seringueiras em um cinturão de proteção ambiental. Para incentivar a presença dos animais nativos, intercalou o plantio com árvores frutíferas.
“Além da melhor adaptação ao clima e solo, optamos por aquelas que os animais gostam e os humanos não comem. O resultado foi fantástico. Após sete anos, é visível o aumento de macacos, tucanos e outros animais da região”, afirma Taiza Krueder, CEO do Clara Resorts.
A floresta plantada é sustentável e a expectativa é que a extração do látex seja possível a partir de 2024. “Ao trocarmos o plantio de cana por seringueiras mantivemos a área produtiva e contribuímos para o meio ambiente, melhorando o entorno, já que muitos animais estavam com dificuldade de encontrar comida, pois não consomem cana”, conta Taiza.
As iniciativas sustentáveis fazem parte no dia a dia dos resorts. As unidades utilizam energia 100% renovável, com aquecimento de água via placas solares, tanto para os apartamentos quanto nas piscinas dos resorts, além do tratamento 100% do esgoto e água em ETE’s (Sistema de Tratamento de Efluentes) e ETA’s (Estação de Tratamento de Água) próprias. A reutilização de água para irrigação, o plantio de hortas orgânicas e os filtros de água em todas as acomodações, evitando o descarte de 300 mil garrafas de plástico por ano, também fazem parte da rotina, assim como as práticas de reciclagem e separação do lixo.
As práticas sustentáveis do Grupo são reconhecidas nacionalmente: neste ano, o Clara Ibiúna Resort foi selecionado como Melhor Hotel com Projeto de Sustentabilidade pelo Hotéis de Luxo Brasil. O Grupo também é vencedor do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2019/2020 para Meios de Hospedagem com o Projeto Clara Verde, implantando diversas iniciativas que incentivam a sustentabilidade tanto da comunidade local quanto dos hóspedes e colaboradores, sendo um exemplo no país de uma hotelaria consciente e sustentável.