Em 2026, o Instituto Inhotim celebra duas décadas de abertura ao público com uma programação especial que reúne arte, natureza e educação. O Clara Arte, único hotel localizado dentro do museu, oferece uma porta de entrada privilegiada para esta experiência transformadora, oferecendo aos seus hóspedes acesso exclusivo a um dos marcos culturais mais importantes do Brasil
“Estar em Inhotim já é uma experiência única. Mas poder vivenciar as celebrações dos 20 anos do museu, com acesso privilegiado às inaugurações, exposições e eventos especiais, eleva nossa proposta a outro patamar. O Clara Arte não é apenas um lugar para se hospedar, é uma imersão completa em arte, natureza e cultura”, afirma Taiza Krueder, CEO do Clara Resorts.
Ao longo do ano, o Instituto realiza oito inaugurações com nomes importantes da cena da arte contemporânea, incluindo Grada Kilomba, Paulo Nazareth, Dalton Paula, Lais Myrrha, Davi de Jesus do Nascimento, Cildo Meireles e Janet Cardiff & George Bures Miller. Os hóspedes do Clara Arte terão acesso privilegiado a estas exposições, além de participar de tours guiados exclusivos por educadores do Inhotim em dias e horários diferenciados, quando o museu está fechado ao público geral.
“Inhotim é um local que deve ser apreciado com calma, para refletir sobre tantos projetos incríveis. Por isso, um dia apenas é muito pouco. Os hóspedes do Clara Arte têm o privilégio de contemplar com a tranquilidade necessária, podendo ir por um período em um dia, aproveitar o hotel, retornar no outro dia e desfrutar ao máximo de todas as possibilidades de um lugar tão impactante”, ressalta Taiza.
Terceira unidade do Grupo Clara Resorts, o Clara Arte representa a união perfeita entre hospitalidade de excelência e imersão cultural. O hotel conta com 46 bangalôs projetados para dialogar com a atmosfera artística do entorno, todos equipados com varanda com lareira, banheira (algumas esculpidas em pedra-sabão), cama de casal, sofá e a prática “Copa Baby”.
A infraestrutura inclui piscina climatizada, piscina coberta feita exclusivamente pelo artista recifense José Patrício, sauna, spa, restaurante, brinquedoteca com brinquedos assinados pelo artista plástico Artur Lescher, academia e espaço para eventos. A gastronomia celebra a riqueza da culinária mineira, mesclando autenticidade e inovação.
Acompanhando o crescimento do turismo cultural em Brumadinho, o hotel está em expansão, com a construção de 30 novas acomodações, 100% acessíveis, previstas para agosto, além de quadras de esportes e um novo bar.
“Os 20 anos de Inhotim são uma celebração não apenas do museu, mas de tudo o que ele representa: a democratização do acesso à arte, a preservação ambiental e a transformação de Brumadinho em destino cultural de referência mundial. O Clara Arte tem orgulho de fazer parte desta história”, compartilha Taiza.
Confira a seguir os principais destaques da programação especial de 20 anos:
Para quem busca combinar cultura com os dias de descanso do Carnaval (16 e 17 de fevereiro), a programação começa em 07 de fevereiro: Grada Kilomba apresenta O Barco – Ato III (2026), com a vídeo-projeção inédita Opera to a Black Venus (2024), encerrando o ciclo iniciado em 2024. A artista participa de uma conversa pública. Na mesma data, Paulo Nazareth inaugura Esconjuro – Verão (2026), quarta e última etapa de uma série de exposições que evocam espiritualidade, território e ancestralidade afro-brasileira.
Próximo ao feriado de Tiradentes (21 de abril), em 25 de abril: Dalton Paula ganha mostra panorâmica que reúne obras inéditas e trabalhos icônicos, ampliando discussões sobre processos de cura e identidades negras. Lais Myrrha apresenta Contraplano (2025), obra comissionada que transforma arquitetura em paisagem, em uma “marquise de montanha” que dissolve os limites entre arte e território. Davi de Jesus do Nascimento estreia na recém-reformada Galeria Nascente, com instalação inspirada nas margens do Rio São Francisco.
Em 12 de setembro, será inaugurada a exposição comemorativa Inhotim 20 anos, instalada no Centro de Educação e Cultura Burle Marx, que traz um apanhado histórico sobre o museu através de abordagem imersiva. No mesmo período acontece a 4ª edição do Anoitecer Inhotim, evento de arrecadação de fundos com programação expandida durante todo o final de semana.
Em 17 de outubro, será a inauguração da requalificação da Galeria Cildo Meireles, que passa a abrigar a instalação Missão/Missões (Como Construir Catedrais) (1987), ao lado de Desvio para o vermelho (1967-1984), Através (1983-1989) e Glove Trotter (1991), consolidando o conjunto de obras mais importante do artista. Retorno da emblemática The Murder of Crows (2009), de Janet Cardiff & George Bures Miller, cuja arquitetura sonora composta por 98 alto-falantes proporciona experiência sensorial imersiva.
O ano de celebrações termina com a Festa de Aniversário do Inhotim, em 18 de outubro, com programação especial gratuita e show musical.