4 xícaras de chá de queijo estepe ralado grosso (cerca de 400 g);
4 xícaras de chá de queijo gruyère ralado grosso (cerca de 400 g);
1 xícara de chá de vinho branco;
1 dente de alho;
1/4 de xícara de chá de cachaça;
1 colher de sopa de amido de milho;
noz-moscada ralada na hora a gosto;
pão italiano caseiro para servir.
Modo de preparo:
Corte os pães em cubos médios de maneira que cada pedaço tenha miolo e casca – assim fica mais gostoso e mais fácil para espetar no garfinho. Reserve. Descasque, corte ao meio e esfregue as metades de alho no interior (fundo e laterais) de uma panela média (se preferir, utilize uma panela própria para fondue). Numa tigela, misture os queijos ralados. Em outra tigela pequena, coloque a cachaça, o amido de milho e misture bem com uma colher para dissolver. Reserve. Coloque o vinho branco na panela e leve ao fogo baixo para aquecer – coloque na menor boca do fogão. Assim que subirem as primeiras bolhas, junte aos poucos o queijo ralado, mexendo bem com o batedor de arame para derreter e formar um creme liso. A temperatura, bem baixinha, e a adição do queijo aos poucos, misturando bem, são fundamentais para a gordura do queijo não separar e a textura da fondue ficar cremosa. Tempere com noz-moscada a gosto. Mantenha a panela em fogo baixo e acrescente a mistura de cachaça com amido de milho. Mexa bem por 2 minutos – o amido de milho ajuda a garantir que a fondue se mantenha cremosa e também evita que a gordura dos queijos se separem. Desligue o fogo e leve a panela para a mesa (ou réchaud). Sirva imediatamente com os cubos de pão, fatias finas de rosbife ou legumes grelhados.
Local muito bom, com comida ótima, atendimento maravilhoso de todos.
Simplesmente sensacional! Tudo muito bem feito! Atendimento nota 10.
A comida deste lugar é o diferencial, tudo muito bom, se prepare para engordar! Tem atividades o dia todo, local tranquilo. Fiquei no quarto 611 de frente o lago, quanto limpo, com banheira, bem espaçoso, cama grande e muito confortável. Wi-Fi que funciona em 100% das áreas.
Fugimos da bagunça da festa do peão de Barretos, e encontramos os amigos aqui!Indico a todos, venham passar momentos de paz e muita diversão se quiser!
Duilio ZacaroHospedou-se no Clara Dourado
Melhor refúgio em meio à natureza, com todo conforto e serviço impecável
Sem dúvidas o melhor hotel para famílias do interior. Limpeza, conforto, estrutura, bom gosto, qualidade, comida sensacional. Tudo delicioso, do café da manhã ao jantar. Equipe extremamente treinada, educada, cordial. Inúmeras atividades para crianças de todas as idades e interação para adultos inclusive à noite.
Limpeza e manuntenção impecável. Os passarinhos vem voar dentro do restaurante enquanto estamos lá, uma paz e encanto da natureza em todos os sentidos! Spa e academia incrível, massagem e tratamentos deliciosos, com produtos Loccitane de primeira linha! Recomendo de olhos fechados e voltaria mil vezes toda semana se pudesse! Tudo perfeito!
Carolina CalilHospedou-se no Clara Dourado
Estadia incrível!
Fomos para curtir a nossa Lua de Mel e valeu muito a pena. Logo no começo de nossa estadia já fomos paparicados com um espumante e uma tábua de frios como cortesia. Além disso, conseguimos descansar e aproveitar a natureza, sem falar da vista dos quartos para a represa que é deslumbrante.
Voltaremos mais vezes com toda a certeza.
José Augusto SHospedou-se no Clara Ibiúna
Perfeição
Arquitetura maravilhosa, comida para todos os gostos, inclusive opções vegetarianas, atendimento impecável! Oásis de paz em uma reserva e dentro do Museu de Inhotim. Obras de arte pontuam a decoração, madeiras, pedras e design brasileiro de muito bom gosto e mimos por todo lado. Experiência que recomendo muito!