O Clara Arte, ao lado do Instituto Inhotim, foi o único destino da América do Sul na reportagem do The New York Times que colocou o museu brasileiro, localizado em Brumadinho (MG), na 24ª posição da prestigiada lista anual 52 Places to Go in 2026 (52 lugares para conhecer em 2026, em tradução livre).
Na matéria, o jornal americano destaca que “uma das poucas críticas feitas a Inhotim é que um único dia não basta para ver tudo”, ao ressaltar as mais de 500 obras distribuídas em 24 galerias de arquitetura singular, integradas a um vasto jardim botânico. Nesse contexto, o Clara Arte é apontado como a alternativa ideal para uma imersão completa no acervo.
A parceria de sucesso entre o grupo Clara Resorts e o Instituto Inhotim se reflete diretamente nos resultados: em 2025, primeiro ano de operação do hotel, o museu registrou recorde de público, com crescimento de 8,5%, cerca de 28 mil visitantes a mais do que no ano anterior. No mesmo período, o Clara Arte recebeu mais de 31.500 hóspedes, reforçando o impacto positivo de ter uma hospedagem de excelência dentro do museu.
O hotel oferece aos hóspedes acesso privilegiado ao Instituto Inhotim durante toda a estadia, permitindo explorar galerias, obras ao ar livre e jardins botânicos em um ritmo próprio, com momentos de silêncio e contemplação que só essa experiência exclusiva pode proporcionar. Em janeiro, às segundas-feiras, quando o museu permanece fechado ao público, o Clara Arte oferece tours guiados por educadores do Inhotim, explorando galerias emblemáticas como Adriana Varejão, Cildo Meireles, Yayoi Kusama, Lygia Pape e Tunga. Nos demais meses do ano, este tour exclusivo acontece também às terças-feiras.
A citação do The New York Times soma-se a uma série de reconhecimentos internacionais conquistados no primeiro ano de operação. O hotel foi eleito “South America’s Leading Family Resort” no World Travel Awards (WTA) 2025, considerado o “Oscar do Turismo”, e como “Best New Hotel da América Central e do Sul” no Condé Nast Johansens Awards for Excellence 2026.
“O Clara Arte tem encantado, literalmente, nossos clientes, vindos de todas as partes do Brasil e do mundo. Ver esse sonho se concretizar, celebrar seu primeiro ano de operação e agora receber esse reconhecimento internacional me enche de gratidão. Unir arte contemporânea, natureza e hospitalidade de excelência em uma experiência imersiva única era nosso propósito desde o início. Este reconhecimento internacional reforça que estamos no caminho certo ao oferecer aos nossos hóspedes algo verdadeiramente transformador”, afirma Taiza Krueder, CEO do Clara Resorts.
O The New York Times também destaca que o Instituto Inhotim celebra em 2026 seus 20 anos de abertura ao público com uma programação especial de exposições que exploram a identidade afro-amazônica do Brasil. “Obras de Dalton Paula, Davi de Jesus do Nascimento, Paulo Nazareth e de 22 artistas indígenas sul-americanos se somarão ao acervo permanente, que inclui trabalhos de artistas como Yayoi Kusama e Hélio Oiticica”, informa a publicação.
O Clara Arte conta com 46 bangalôs integrados à paisagem, todos com varanda com lareira, banheira e Copa Baby, além de piscinas climatizadas, sendo uma coberta, spa, sauna, academia e gastronomia que valoriza ingredientes locais. O hotel está em fase de expansão, com previsão de inauguração de 30 novas acomodações até agosto de 2026, incluindo estrutura esportiva com quadras de beach tênis, tênis, futebol e um novo bar.
Clara Resorts
Com 24 anos de atuação, o Grupo Clara Resorts conta com três unidades: o Clara Dourado Resort, em Dourado (SP), eleito por três anos consecutivos como “Melhor Hotel do Brasil e América do Sul para Famílias” pelo site TripAdvisor e vencedor de três categorias no Sustainable Luxury Awards 2025, promovido pela Quality Touch (Lisboa). O resort foi reconhecido como “Most Sustainable Luxury Eco Resort – South America”, “Most Sustainable Luxury Adventure Hotel – South America” e “Most Sustainable Luxury Cultural Hotel – South America”, consolidando-se como referência internacional em hospitalidade sustentável.
O Clara Arte, localizado dentro do Instituto Inhotim, em Brumadinho (MG), foi eleito “South America’s Leading Family Resort” no World Travel Awards (WTA) 2025, considerado o “Oscar do Turismo”, e como “Best New Hotel (Melhor Novo Hotel) da América Central e do Sul” no “Condé Nast Johansens Awards for Excellence 2026”.
Já o Clara Ibiúna Resort, em Ibiúna (SP), foi selecionado como “Melhor Hotel com Projeto de Sustentabilidade” pelo Hotéis de Luxo Brasil, em 2023, reforçando o compromisso ambiental do grupo.
O que os hóspedes dizem sobre nós.
Os depoimentos de quem já nos visitou.
Local muito bom, com comida ótima, atendimento maravilhoso de todos.
Simplesmente sensacional! Tudo muito bem feito! Atendimento nota 10.
A comida deste lugar é o diferencial, tudo muito bom, se prepare para engordar! Tem atividades o dia todo, local tranquilo. Fiquei no quarto 611 de frente o lago, quanto limpo, com banheira, bem espaçoso, cama grande e muito confortável. Wi-Fi que funciona em 100% das áreas.
Fugimos da bagunça da festa do peão de Barretos, e encontramos os amigos aqui! Indico a todos, venham passar momentos de paz e muita diversão se quiser!
Duilio ZacaroHospedou-se no Clara Dourado
Melhor refúgio em meio à natureza, com todo conforto e serviço impecável
Sem dúvidas o melhor hotel para famílias do interior. Limpeza, conforto, estrutura, bom gosto, qualidade, comida sensacional. Tudo delicioso, do café da manhã ao jantar. Equipe extremamente treinada, educada, cordial. Inúmeras atividades para crianças de todas as idades e interação para adultos inclusive à noite.
Limpeza e manuntenção impecável. Os passarinhos vem voar dentro do restaurante enquanto estamos lá, uma paz e encanto da natureza em todos os sentidos! Spa e academia incrível, massagem e tratamentos deliciosos, com produtos Loccitane de primeira linha! Recomendo de olhos fechados e voltaria mil vezes toda semana se pudesse! Tudo perfeito!
Carolina CalilHospedou-se no Clara Dourado
Estadia incrível!
Fomos para curtir a nossa Lua de Mel e valeu muito a pena. Logo no começo de nossa estadia já fomos paparicados com um espumante e uma tábua de frios como cortesia. Além disso, conseguimos descansar e aproveitar a natureza, sem falar da vista dos quartos para a represa que é deslumbrante.
Voltaremos mais vezes com toda a certeza.
José Augusto SHospedou-se no Clara Ibiúna
Perfeição
Arquitetura maravilhosa, comida para todos os gostos, inclusive opções vegetarianas, atendimento impecável! Oásis de paz em uma reserva e dentro do Museu de Inhotim. Obras de arte pontuam a decoração, madeiras, pedras e design brasileiro de muito bom gosto e mimos por todo lado. Experiência que recomendo muito!